Saiba mais: piso tátil para rampa
A aplicação do piso tátil em rampas precisa seguir algumas orientações previstas pela NBR 16537/2016. Saiba todos os detalhes importantes
Aplicar placas de piso tátil em rampas requer a atenção para detalhes importantes previstos pela Norma Regulamentadora NBR 16537/2016. Para que o deficiente visual possa estar devidamente informado, devemos seguir aos critérios previstos abaixo.
Piso tátil de alerta para rampas e escadas:
O piso tátil de alerta deve sempre cumprir sua função de avisar ao deficiente visual de que há um obstáculo à frente. Neste caso, iremos tratar de rampas e escadas, que seguem padronizações semelhantes.
Na base da rampa, o piso tátil de alerta deve ser colocado imediatamente antes do começo da inclinação, mostrando ao deficiente visual que a subida irá começar. Por outro lado, para o topo da subida, a sinalização de alerta pode estar afastada entre 0,25m a 0,32m do início da inclinação onde começará a descida.
Observe a imagem abaixo para mais detalhes:
Importante: em casos de escadas, o deficiente visual deverá contar com um corrimão de auxílio.
Normalmente, temos o piso tátil de alerta apenas no início e no final de uma rampa ou escada. Existem, porém, algumas exceções, conforme mostra a imagem abaixo. São elas:
- Elemento interrompendo a sequência do corrimão
- Outro intervalo de lances de escadas
- Mudança no sentido da circulação
Piso tátil direcional para rampas e escadas:
Cumprindo seu objetivo de guiar o deficiente visual pelo trajeto, o piso tátil direcional deve orientar o caminho até o corrimão. O direcionamento deve ser único para rampas com medidas de largura igual ou inferior até 2,40m. Já para rampas com mais de 2,40m de largura, o direcionamento deve ser feito até cada corrimão lateral.
Podem ser de seu interesse:
Mais sobre a regulamentação: