Sumário
ToggleOs EPIs para eletricista: saiba mais
O profissional que trabalha com redes elétricas deve sempre usar os equipamentos de proteção individual para manter sua segurança. Saiba quais são
Realizar a manutenção de redes elétricas é um trabalho que exige conhecimento e técnica. O eletricista deve sempre seguir os procedimentos obrigatórios e usar os equipamentos de proteção individual para manter sua integridade física acima de qualquer risco.
Uma dúvida costuma ser frequente: afinal, quais são os EPIs que o eletricista deve usar? É uma pergunta comum, já que a variação é grande e é normal não saber de primeira.
Para resolver esta dúvida, o primeiro passo é entender mais sobre a NR-10 (Segurança em Instalações e serviços em eletricidade). Essa norma regulamentadora traz uma descrição detalhada e outros links que completam a informação em torno do assunto. Em seguida, listamos os principais EPIs que devem seu usados pelo eletricista.
Principais EPIs para o eletricista:
- Luvas isolantes: existem pares de luvas fabricadas especialmente para resistir a diferentes voltagens. Importante: luvas costumam ter limites de resistência contra as descargas elétricas. Consulte a voltagem da rede a ser trabalhada e adquira as luvas corretas para aquela corrente.
- Uniforme de alta tensão:
- Manta isolante elétrica: assim como as luvas, possuem resistências diferentes dependendo da espessura. Adquira uma coerente. A manta isolante irá anular a eletricidade no trecho a ser trabalhado.
- Óculos de segurança: proteção indispensável para os olhos.
- Capacete: também é importante, protegendo a cabeça do trabalhador.
- Botas de segurança: também é indicado que o eletricista utilize botas de proteção de borracha, capazes de dispersar a corrente elétrica e dar aderência no ponto de apoio.
Observação: caso o eletricista esteja trabalhando em altura, ele deve usar os equipamentos de proteção individuais como o cinto tipo paraquedista, trava quedas e correlacionados.