Quando é preciso fornecer EPI?
Entenda quando é obrigatório providenciar o equipamento de proteção individual ao trabalhador. Saiba mais
O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório sempre que um profissional estiver exposto a um risco inerente a sua atividade. Por exemplo, é comum que eletricistas, bombeiros e construtores corram perigos naturais à atividade, como cortes, abrasão ou perfuração. Sabendo que a legislação prevê a obrigatoriedade do EPI, como as empresas podem saber quando fornecer o equipamento?
Ocasiões para fornecimento do EPI:
- Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais do trabalho;
- Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
- Para atender a situações de emergência.
O que mais a empresa precisa saber?
As empresas responsáveis pelos funcionários devem sempre fornecer os EPIs relacionados à função exercida, ou seja, com as características que irão fazer a diferença para o profissional.
Outro ponto importantíssimo é a manutenção do EPI em utilização. Notando dano ou perda de eficiência, realize a substituição por um novo.
Não menos importante, a orientação do funcionário e seu treinamento também são relevantes. O empresário e a liderança da equipe deve mostrar o funcionamento do EPI em um ambiente seguro.
E as obrigações do trabalhador?
Assim como a empresa, o profissional também tem responsabilidades para manter sua integridade física e segurança. Ele deve usar o EPI conforme regulamento, além de estar responsável pela conservação e preservação do material. Por último, ele deve também manter uma comunicação eficiente com sua liderança, informando sempre sobre o status de seus acessórios.
Pode ser interessante:
Máscaras de proteção respiratória
Para estar informado:
A EMPRESA É OBRIGADA A FORNECER EPI GRATUITAMENTE AOS EMPREGADOS