Lençol de borracha é usado para vedação?
Entenda como a manta emborrachada pode ser utilizada para vedar possíveis espaços entre componentes e conjuntos
O lençol de borracha tem diversas aplicações, indo desde o revestimento de superfícies e pisos até mesmo integrar conjuntos de máquinas e equipamentos elaborados. Entre as possibilidades, podemos ver que há a chance de aplicar o composto para vedações.
Devido duas características, o lençol de borracha pode ser usado para vedações. Dependendo do tipo de borracha, sua resistência pode ser efetiva contra líquidos ou até mesmo gases. Na prática, a manta emborrachada garante que os resíduos não passem para uma área indesejada do conjunto ou até mesmo que saia dele.
Neste processo, é importante frisar que a escolha do tipo de borracha é importantíssima. Errar neste ponto compromete todo o processo, podendo até mesmo colocar em risco a segurança dos presentes.
Vedação do lençol de borracha na prática:
Existem muitos setores da indústria que usam o lençol de borracha como benefício para suas operações. No segmento automotivo, o lençol de borracha nitrílica é o ideal para realizar a vedação de derivados de petróleo, graxas, óleos e alguns solventes. Além de resistir aos fluídos, ele é responsável de evitar vazamentos.
Já na área da saúde, o lençol de borracha de silicone é a escolha ideal. Esta borracha é atóxica, sendo ideal para evitar riscos aos pacientes por algum tipo de contaminação. O lençol de silicone pode gerar peças para vedar equipamentos por onde passam medicamentos e soluções intravenosas, por exemplo.
Além das citadas, muitas outras áreas usam as mantas emborrachadas, como no setor petroquímico, construção civil, logística, química e outras.
Produtos que possam gerar interesse:
Lençol de borracha Nitrílica NBR