Descubra o que é cinto tipo paraquedista
Importante EPI para trabalho em altura, é fundamental para manter a segurança do profissional e sua integridade física
Realizar trabalhos em alturas perigosas é a rotina de muitos profissionais, tanto na indústria da construção civil quanto outras como portuária, logística e de infraestrutura. Essa atividade, além de exigir um alto grau de técnica, segue também uma rigorosa legislação de segurança e procedimentos.
O profissional que atual no trabalho em altura deve usar alguns equipamentos de proteção individual obrigatórios, como Trava Quedas, Cadeira Suspensa e outros. Entre os EPIs indispensáveis e exigidos por lei está o cinto tipo paraquedista.
Mas afinal, o que é o cinto tipo paraquedista?
Trata-se de um EPI que envolve o tórax e a cintura do profissional que trabalha em altura. Por meio de fivelas e costuras, este equipamento é fica preso ao redor das áreas do corpo citadas. Por meio de alças, o cinturão paraquedista mantém o trabalhador fixado de maneira segura ao trava quedas, que, por sua vez, fica fixado à corda inerente à atividade.
Portanto, em caso de um acidente onde o assento do profissional caia ou ele mesmo acabe caindo, o Trava Quedas e o Cinto Tipo Paraquedista irão mantê-lo no mesmo ponto, sem deixar que vá de encontro ao chão em uma queda livra.
- O cinto tipo paraquedista é um EPI que junto ao Trava Quedas e a corda evita a queda de um profissional que trabalha longe do solo.
O que preciso saber sobre o cinto tipo paraquedista?
- Existem diferentes tipos de cinturão paraquedista. Cada um mais indicado para certa atividade.
- Colocado corretamente, o cinto paraquedista é confortável e não prejudica a livre movimentação de braços e pernas.
- Cinturões paraquedistas de qualidade possuem CA (Certificado de Aprovação). Consulte seu vendedor na hora da compra e depois confira o número aqui: https://consultaca.com/
- É importantíssimo assistir a um treinamento e praticar a colocação do cinto antes de se colocar em situações de risco.
- Para pegar experiência, faça testes a menos de 2 metros do chão. Neste caso, não somente com o cinturão paraquedista, mas também com todos os outros EPIs obrigatórios, como a cadeirinha suspensa, o travaquedas/talabarte, entre outros.
Agora que você já sabe o que é cinto tipo paraquedista, poderá usá-lo de maneira mais segura, confiante e eficiente. Em caso de dúvidas, consulte um especialista.