Por que e quando usar EPI na enfermagem?
Os equipamentos de proteção individuais são muito importantes na área da saúde, tanto para o profissional quanto para o paciente. Saiba mais
Os equipamentos de proteção individual não são importantes apenas para as áreas da construção civil, logística e industrial. Conhecidos pela sigla EPI, eles também são essenciais na enfermagem. A área da saúde também acaba expondo os profissionais a certos riscos. Por isso, é importante e saber por que e quando usá-los.
O EPI para o profissional de enfermagem:
Devido ao grande contato com os pacientes, o enfermeiro é um dos profissionais mais exigidos na área da saúde. Para entender quais EPIs ele deve usar, o primeiro passo é entender a atribuição da ocasião.
Em ocasiões em que o enfermeiro irá manipular elementos químicos, aplicações intravenosas e similares, o par de luvas de procedimento é indicado.
Já durante a circulação de áreas com pacientes adoecidos por vias aéreas, a máscara descartável é necessária, cobrindo o nariz e a boca do profissional.
O avental e a touca também são necessários, sobretudo em salas de cirurgia.
Por último, os óculos de segurança também são recomendados em muitas ocasiões, sobretudo em situações onde líquidos possam respingar contra o agente.
Por que usar EPI na enfermagem: para manter o profissional seguro diante de infecções e doenças. Além disso, eles também protegem o paciente que já se encontra com a saúde debilitada.
Quando utilizar o EPI na enfermagem: sempre que a ocasião oferecer algum risco. O EPI necessário varia conforme o cenário de atuação.
Produtos relacionados:
Para estar informado sobre enfermagem:
O uso de Equipamentos de Proteção Individual pelos profissionais de enfermagem