Viton: entenda o que é, sua definição e principais aplicações
Neste artigo, explicamos as origens da borracha Viton e por que ela é tão importante para o mercado. Saiba mais e esteja mais embasado!
Como já vimos em alguns outros conteúdos em nosso blog, existem muitos tipos de borracha disponíveis no mercado. Neste artigo, por sua vez, iremos explicar o que é Viton, e também suas principais aplicações e alguns dos principais produtos que podem ser criados a partir deste composto.
Comparado à maioria dos outros elastômeros, o Viton é mais capaz de suportar altas temperaturas, mantendo simultaneamente suas boas propriedades mecânicas. A resistência a óleos e produtos químicos também não é afetada por temperaturas elevadas.
Os compostos de Viton permanecem substancialmente elásticos quando expostos a fornos de laboratório com envelhecimento até 204 °C ou a exposições intermitentes até 316 °C. As classes Viton também resistem à degradação de uma ampla variedade de produtos químicos e fluidos – incluindo óleos, combustíveis, lubrificantes e a maioria dos ácidos minerais – do que qualquer outro elastômero não fluorado. Em termos leigos, isso significa que ele fornece a melhor resistência a fluidos de qualquer borracha comercial. Com sua baixa permeabilidade a uma gama tão ampla de substâncias, Viton é conhecido por oferecer um desempenho excepcionalmente bom em combustíveis automotivos oxigenados.
As características robustas do Viton não param por aí. Porque eles também exibem boa resistência à compressão, mesmo a temperaturas que tornariam outros elastômeros não fluorados quebradiços. Também é especialmente resistente à oxidação atmosférica, sol, condições climáticas, fungos e mofo. Além disso, o Viton possui boas propriedades elétricas (em aplicações de baixa tensão, baixa frequência) e características de baixa queima.
Viton: definição e origem
Para entender o que é Viton, devemos entender que este termo na verdade é uma marca registrada pela empresa americana The Chemours Company. Portanto, apesar de hoje conhecermos amplamente a borracha como Viton, devemos lembrar que se trata de uma marca.
Quando estamos referindo à borracha Viton, falamos de um composto sintético de borracha com fluoroelastômeros.
Em âmbito internacional, a borracha Viton está categorizada em duas regulamentações: a ASTM D1418 e também a ISO 1629.
Quais são as características técnicas da borracha Viton?
Designação ASTM-D-1418: FPM
Propriedades: Elastômeros Fluorados
Classificação ASTM-D-2000: HK
Maior atribuição: Resistência ao calor e também a diferentes tipos de solventes
Dureza Shore A: 60 a 95
Temperatura de trabalho: -70°C a 260°C
Resistência à abrasão: regular/boa
Saiba Como Identificar a Borracha Viton…
Permeabilidade aos gases: excelente
Contraindicações: não indicado para contato com Metil Etil Cetona (MEC)
Observações: note que o lençol de borracha viton possui uma grande faixa de temperatura de trabalho, ou seja, é um dos melhores para resistir a variações térmicas e aos extremos de calor e frio.
Fonte: https://www.gruporpf.com.br/blog/lencol-de-borracha-viton-definicao-e-funcionalidade/
Quais as principais funcionalidades da borracha Viton?
Normalmente, a borracha Viton tem como sua principal finalidade a vedação em conjuntos que transportarão resíduos químicos. Além disso, sua elevada resistência à temperatura também é uma das mais importantes características deste composto.
Exemplo de anéis O’ Ring feitos com Viton: usados para vedação
Os principais produtos criados a partir da borracha Viton são:
- Anel O Ring de Viton
- Chapa de borracha Viton
- Bobina de borracha Viton
- Revestimento de cilindros em Viton
- Sede de válvula borboleta
- Passa fio de Viton
- Perfil (Guarnição) de Viton
- Fita ou tira de Viton
- Bucha de Viton
- Artefato/Peça Especial em Viton
- Lençol de borracha Viton
Quer comprar borracha viton? procure um de nossos vendedores, estão anciosos aguardando seu contato para retirar suas dúvidas e atender as nessecidades do seu pedido.