Piso pastilhado: tudo o que você precisa saber
Está na dúvida de como o piso pastilhado funciona e quais os pontos que devem estar sobre atenção na hora de comprar? Saiba mais
O revestimento de pisos é sempre um ponto que merece atenção. Além de ser uma escolha importante, não é algo corriqueiro que pode ser desfeito simplesmente em alguns minutos. Neste cenário, o piso pastilhado é uma das opções mais buscadas por diferentes tipos de públicos.
Este conteúdo irá tratar sobre os principais aspectos do piso pastilhado, esclarecendo suas dúvidas antes da compra e te dando maior embasamento para fazer a melhor escolha.
O que é piso pastilhado: definição
Entendemos como piso pastilhado o conjunto de placas que possuem relevos em formato de moeda e são feitos de borracha. Essas placas emborrachadas podem ser usadas para revestir pisos de diferentes maneiras. O uso mais comum, por outro lado, é a aplicação acima de uma base já estabelecida.
É um piso indicado para áreas comuns de escritório, escadas, lojas e outros ambientes de maior circulação.
As medidas do piso pastilhado:
O comprimento e a largura de uma placa de piso pastilhado pode variar conforme o fabricante. No Grupo RPF (nossa loja virtual), por exemplo, costumamos usar os tamanhos de 44x44cm ou 50x50cm:
https://www.gruporpf.com.br/pisos/pastilhado/
Independentemente de sua escolha, é importante a equivalência entre as duas medidas, ou seja, a placa deve formar um quadrado perfeito. Isso é importante para haja linearidade na organização e na instalação.
A placa de piso pastilhado normalmente é fina, não ultrapassando 3mm de espessura. Devido essa característica, é simples enrolar uma placa ou até realizar seu manuseio.
Na hora da compra, você pode verificar se as espessuras das placas estão próximas entre si. Essa dica é valiosa, pois evita desnivelamentos após a instalação do piso pastilhado.
Características do piso pastilhado:
Este é um dos principais pontos sobre este tipo de piso emborrachado. O piso pastilhado é conhecido por sua resistência contra atrito, abrasão, cortes, rasgos e outros tipos de dano. Optando por comprar o piso pastilhado, você está adquirindo um piso que em condições normais pode resistir por muito tempo.
Ele também é antiderrapante, ou seja, protege os presentes contra escorregões.
A principal vantagem do piso pastilhado é seu custo/benefício. Seu preço é baixo perto da facilidade que é proporcionada. Além disso, caso uma substituição seja necessária, basta trocar a única placa com defeito. Na prática, isso significa que você não precisará de grandes reformas para fazer a manutenção deste tipo de piso.
A instalação do piso pastilhado:
Em um artigo anterior, nós ensinamos como instalar o piso pastilhado. Como você poderá ver, é algo que é razoavelmente simples, mas que necessita de certos cuidados para ser executado como assertividade e precisão.
O piso pastilhado tem algum ponto negativo?
Sim, e é importante que você saiba isso. O piso pastilhado não é indicado para locais onde você quer impressionar os visitantes. Ele tem um visual comum e básico, não trazendo valor expressivo para a decoração ou design de seu ambiente.
Além disso, não é um piso indicado caso haja risco de componentes químicos corrosivos caírem no chão.