O que caracteriza trabalho em altura?
Entenda o que significa trabalho em altura e quais são as principais responsabilidades envolvendo empregador e empregado
Quando andamos pela cidade, sejam grandes centros urbanos ou até mesmo bairros do interior, é provável que em algum momento iremos ver um trabalhador realizando seu ofício em alturas elevadas. Existe um segmento para esse tipo de função, nomeado de trabalho em altura.
A regulamentação do trabalho em altura é feita pela NR 35. Note pelo conteúdo do link que existe uma série de requisitos e obrigações envolvendo esse setor. Não é algo que se pode começar a fazer rapidamente. Pelo contrário: é necessário treinamento e forte fiscalização. Somente assim é possível garantir a segurança de todos os presentes.
A definição do trabalho em altura:
Por regulamentação, podemos entender que o trabalho em altura é caracterizado como qualquer atividade onde o trabalhador exerce sua função a mais de 2 metros do solo. Portanto, podemos entender como trabalho em altura funções desde o reparo de andares superiores em sobrados até pintura predial.
Após entender a definição, é fundamental ressaltar que o trabalho em altura vem com obrigações, tanto para empregadores quanto para o funcionário.
Da parte da empresa, é obrigatório fornecer o equipamento necessário, assim como o treinamento para sua utilização. Nessa lista, podemos incluir a cadeira de pintura predial, talabarte, trava quedas, cinto tipo paraquedista, entre outros. Todo EPI deve ter certificação de qualidade e estar devidamente em condições normais.
Já do lado do profissional, é obrigatório usar corretamente o EPI fornecido pelo empregador, sempre seguindo a instrução do treinamento e com toda a responsabilidade.
Para quem deseja se aprofundar sobre trabalho em altura, a leitura dos conteúdos abaixo é recomendada:
Quais são os equipamentos de segurança para trabalho em altura?
Talabarte: o que é e quais são seus tipos
Cinturão de segurança: como funciona