Poliuretano: saiba o que é conheça os diferentes tipos
Conheça os principais detalhes envolvendo o PU, um dos principais plásticos na indústria e com uma grande variedade de aplicações
O Poliuretano pertence a um grupo de plásticos que alia características de elastômero com possibilidade de transformação, devido à grande variação de durezas possíveis de se estabelecer na sua formulação.
Compre Poliuretano em nossa loja (Grupo RPF)
Os poliuretanos são um dos materiais plásticos mais versáteis. A natureza da química permite que os poliuretanos sejam adaptados para solucionar problemas desafiadores, moldados em formas incomuns e aprimorar produtos industriais e de consumo, adicionando conforto, calor e conveniência às nossas vidas.
Os poliuretanos são formados por reação de um poliol (um álcool com mais de dois grupos hidroxila reativos por molécula) com um diisocianato ou um isocianato polimérico na presença de catalisadores e aditivos adequados. Como uma variedade de diisocianatos e uma ampla variedade de polióis podem ser usados para produzir poliuretano, um amplo espectro de materiais pode ser produzido para atender às necessidades de aplicações específicas.
Não importa para onde você olha, é provável que encontre poliuretanos. Os poliuretanos podem ser encontrados em colchões, sofás, isolamento, revestimentos e tintas líquidas, elastômeros resistentes, como rodas de patins, brinquedos macios de espuma flexível, algumas fibras elásticas e muitos outros locais e aplicações.
Principais características do Poliuretano:
Baixo fator de condutividades térmicas, permitindo conseguir o dobro de eficiência térmica que se obteria com qualquer outro material isolante, implicando numa redução de cerca de 50% da espessura a utilizar em relação aos outros materiais.
O poliuretano pode ser encontrado nas cores vermelha ou verde, podendo ser feito em outras cores sob encomenda.
Produtos com poliuretano atendem ás normas da ASTM-C-591, ABNT-EB-629 e Petrobrás N-1618, apresentando boa resistência química à maioria dos solventes e reagentes, não apodrece, não mofa e não é atacado por insetos e roedores.
Poliuretano Rígido Estrutural
Densidades entre 150 Kg/m³ a 850 kg/m³. Poliuretanos com célula microcelular e estrutura rígida. Como exemplos, podemos citar: Aerofólios automotivos, molduras e peças decorativas, painéis de caixas eletrônicos, peças técnicas automotivas, fabricação de protótipos, peças técnicas em geral. Aplicados também em mobílias na imitação de madeiras e peças estruturais.
Poliuretano Expandido
O Poliuretano Expandido é um material geralmente utilizado na construção civil, mas que, mesmo, quando, utilizado fora deste contexto para o qual foi concebido, dá resultados fantásticos com grande impacto visual graças a versatilidade natural do Poliuretano.
O Poliuretano aliado a outros produtos, como suporte para a sua aplicação, resulta em peças bastante interessantes, tornando-se bastante apelativo quando utilizado como parte integrante de um cenário.
Fabricamos uma grande variedade de peças em Poliuretano Expandido, de acordo com as necessidades do cliente, mediante desenho ou amostras. Consulte-nos sem compromisso.
Poliuretano Flexível
São poliuretanos com célula aberta e densidade entre 8 à 50 Kg/m³. Tem ampla variação nas propriedades mecânicas, dependendo da formulação. Diferentemente da espuma de PU moldadas, as espumas flexíveis de PU não apresentam a pele que se obtém devido ao aprisionamento da mistura reacional durante a expansão num molde. Neste caso, a espuma é sempre laminada ou torneada.
Poliuretano Pele Integral (integral skin)
São poliuretanos que possuem uma pele elástica e resistente que protege a parte interna contra ações mecânicas. Muitas vezes são considerados como poliuretanos semi-rígidos.
Como exemplo de aplicação podemos citar os volantes automotivos, os protetores dos equipamentos de ginástica, acentos e encostos para substituição do couro e etc.
Poliuretano Flexível Moldado
São poliuretanos com célula aberta e densidade entre 45 a 450 Kg/m³. Possuem uma pele elástica e resistente que protege a parte interna contra ações mecânicas.
Muitas vezes são considerados como poliuretanos semi-rígidos.
Como exemplo de aplicação estão os volantes automotivos, os protetores dos equipamentos de ginástica, acentos e encostos para substituição do couro e etc.
Tem como característica principal a sua moldabilidade, sua alta resiliência e sua alta resistência a compressão. Apresentam pequena pele como proteção.
Entre os exemplos, estão as espumas de banco de automóveis, espumas de cadeira de escritório, espumas de estofados de luxo, os coxins de amortecimento, buchas, etc.
Propriedades do Poliuretano
- Resistência à abrasão (uma das maiores qualidades do Poliuretano)
- Elevada resistência à tração
- Elevada resistência à propagação de rasgos
- Boa elasticidade ao choque
- Boa flexibilidade a baixas temperaturas
- Boa resistência às intempéries e Ozônio
- Grande capacidade de suportar cargas
- Boa resistência à hidrólise
- Possui boa resistência dielétrica (mas não é recomendado como material isolante)
Principais Aplicações do Poliuretano
Vestuário
Quando os cientistas descobriram que os poliuretanos podiam ser transformados em fios finos, eles foram combinados com nylon para criar roupas mais leves e elásticas. Ao longo dos anos, os poliuretanos foram aprimorados e desenvolvidos em fibras de spandex, revestimentos de poliuretano e elastômeros termoplásticos.
Devido aos avanços de hoje nas técnicas de poliuretano, os fabricantes podem fabricar uma ampla gama de roupas de poliuretano a partir de peles e couros artificiais usados para roupas, roupas esportivas e uma variedade de acessórios.
Eletrodomésticos
Os poliuretanos são um componente importante nos principais aparelhos que os consumidores usam todos os dias. O uso mais comum dos poliuretanos nos principais aparelhos é a espuma rígida para sistemas de isolamento térmico de geladeira e freezer. A espuma rígida de poliuretano é um material essencial e econômico que pode ser usado para atender às classificações de energia necessárias em geladeiras e freezers. As boas propriedades de isolamento térmico das espumas rígidas de poliuretano resultam da combinação de uma fina estrutura de espuma de células fechadas e gases celulares que resistem à transferência de calor.
Automotivo
Poliuretanos são usados em carros. Além da espuma que torna os assentos de carro confortáveis, os pára-choques, as seções internas do teto, a carroçaria, os spoilers, as portas e as janelas usam poliuretanos. O poliuretano também permite que os fabricantes forneçam aos motoristas e passageiros significativamente mais “quilometragem” de automóveis, reduzindo o peso e aumentando a economia de combustível, conforto, resistência à corrosão, isolamento e absorção sonora.
Construção Civil
As casas de hoje exigem materiais de alto desempenho que são fortes, mas leves; executar bem, mas é facilmente instalado; e são duráveis, mas também versáteis. O poliuretano ajuda a conservar os recursos naturais e a preservar o meio ambiente, reduzindo o uso de energia. Com sua excelente relação resistência / peso, propriedades de isolamento, durabilidade e versatilidade, o poliuretano é freqüentemente usado em aplicações de construção civil. Tanto a acessibilidade desses materiais versáteis quanto o conforto que eles proporcionam aos proprietários de imóveis fizeram dos componentes de poliuretano parte das residências em todos os lugares.
Madeira composta
Os poliuretanos desempenham um papel importante em materiais modernos, como a madeira composta. Aglutinantes à base de poliuretano são usados em produtos de madeira compostos para colar permanentemente materiais orgânicos em painéis de fibras orientadas, painéis de fibras de média densidade, madeira de fios longos, madeira laminada com folheado e até chapas e aglomerados.
Eletrônicos
Geralmente chamados de “compostos para envasamento”, poliuretanos sem espuma são freqüentemente usados nas indústrias elétrica e eletrônica para encapsular, selar e isolar componentes microeletrônicos frágeis, sensíveis à pressão, cabos subaquáticos e placas de circuito impresso.
Os compostos de envasamento de poliuretano são especialmente formulados pelos desenvolvedores para atender a uma ampla gama de propriedades físicas, térmicas e elétricas. Eles podem proteger a eletrônica, fornecendo excelentes propriedades dielétricas e adesivas, além de excepcional resistência a solventes, água e temperaturas extremas.
Pavimentos
Como revestimento de espuma ou por cima de revestimento, os poliuretanos podem tornar os pisos em que passamos todos os dias mais duráveis, mais fáceis de manter e mais agradáveis esteticamente. O uso de espuma de poliuretano flexível como base de carpete em aplicações residenciais ou comerciais pode aumentar significativamente a vida útil do carpete, proteger sua aparência, fornecer conforto e suporte adicionais e reduzir o ruído ambiente.
Poliuretanos também são usados para revestir pisos, de madeira e parquet a cimento. Esse acabamento protetor é resistente à abrasão e solventes e é fácil de limpar e manter. Com um acabamento de poliuretano, um novo piso de madeira, parquet ou cimento desgasta-se melhor e por mais tempo, enquanto um piso antigo pode ser reformado para parecer novo novamente.
Mobiliário
O poliuretano, principalmente na forma de espuma flexível, é um dos materiais mais populares usados em artigos de decoração, como móveis, roupas de cama e carpetes. Como material de amortecimento para móveis estofados, a espuma de poliuretano flexível trabalha para tornar os móveis mais duráveis, confortáveis e sustentáveis.
Médico
Os poliuretanos são comumente usados em várias aplicações médicas, incluindo tubos de cateter e de uso geral, roupas de cama de hospital, campos cirúrgicos, curativos para feridas e uma variedade de dispositivos moldados por injeção. Seu uso mais comum é em implantes de curto prazo. O uso de poliuretano em aplicações médicas pode ser mais econômico e proporcionar maior longevidade e resistência.
Embalagem
A espuma de embalagem de poliuretano (PPF) pode fornecer um amortecimento mais econômico e adequado ao formato, protegendo de maneira exclusiva e segura os itens que precisam permanecer em segurança durante o transporte. O PPF é amplamente utilizado para proteger e transportar com segurança muitos itens, como equipamentos de diagnóstico médico e eletrônico, artigos de vidro delicados e grandes peças industriais. Uma solução versátil no local para muitos desafios de embalagem, o PPF pode economizar tempo e ser mais econômico, fornecendo um contêiner personalizado para cada remessa.
Resumo de exemplos:
- Molas para ferramentas de corte e repuxo
- Almofadas para corte
- Revestimento de rodas para empilhadeiras e carros industriais
- Revestimentos de cilindros, silos e calhas
- Revestimento de roletes para elevadores e escadas rolantes
- Gaxetas, anéis de vedação
- Raspadores de correias transportadoras
- Raspadores (PIGS) para limpeza interna de oleodutos,
- Amortecedores de vibração
- Pode ser usado como combustível em termo elétricas que queimam lixo ou em usinas de processamento de lixo.